Benefícios do Magnésio
e a importância de suplementar
Fraqueza
Contrações musculares
Câimbras
Ritmo cardíaco anormal
Fadiga
Vomito
Perda de apetite
Náusea
Dormência e formigamento
Todos os órgãos do corpo utilizam o magnesio, incluindo o coração, os rins e os músculos.
O mineral é responsável principalmente pela síntese das proteínas no transporte de energia, facilitando a transmissão dos impulsos nervosos e regularizando as contrações musculares.
O magnésio participa de cerca de 350 reações hemáticas, ajudando a:
Desintoxicar o organismo, deixando os músculos e nervos mais dispostos,
Melhorando a qualidade do sono
Aliviando dores, especialmente as dores articulares
Facilitando a digestão das proteínas, carboidratos e gorduras
Dando força e flexibilidade aos músculos
Ajudando a equilibrar os nervos e a Pressão Arterial
Impedindo problemas da próstata e prevenindo o diabetes
Diminuindo o risco de fraturas
Reduzindo o risco de câncer
Reduzindo as convulsões e
Tratando a depressão e a falta de memória.
Falando especificamente para as mulheres, é importante destacar a importância do magnésio para as gestantes. Esse mineral trabalha para combater o cansaço e a azia, além de favorecer o crescimento saudável e o desenvolvimento do feto, protegendo seu sistema nervoso. E ainda para a gestante pode diminuir muito o risco do parto prematuro.
Vale destacar também que muitas fontes naturais desse magnésio estão presentes na natureza, como:
Vegetais verdes escuros
Sementes de abóbora
Semente de girassol, linhaça
Feijão preto
Nozes
Sementes de abóbora
Semente de girassol, linhaça
Feijão preto
Nozes
No entanto, nosso solo é pobre nesse mineral devido às técnicas agrícolas que esgotaram as reservas. Por isso, sempre que possível, dê preferência aos alimentos provenientes do solo orgânico. Além disso, o magnésio pode ser também esgotado do seu organismo por conta de uso de medicamentos como antibióticos, contraceptivos orais, podendo ser indicado inclusive, em casos, avaliar a possibilidade da suplementação, caso haja deficiência.
E na hora da suplementação, qual é o tipo de magnésio que você vai escolher?
Vamos começar falando do citrato de magnésio, que é um dos tipos mais populares desse suplemento, facilmente absorvido pelo corpo, é usado principalmente para aumentar os níveis de magnésio e tratar a constipação.
Outro magnésio importante é o magnésio quelato, que é ligado ao aminoácido glicina. Ele melhora a absorção e o desempenho físico, além de ser indicado para ansiedade ou problemas hormonais, como cólicas muito fortes, TPM e até endometriose.
O terceiro, magnésio que vamos falar é o magnésio de malato. Conhecido como magnésio do coração, tem uma excelente biodisponibilidade. O corpo absorve bastante e contribui muito para a saúde cardíaca e reduz a sensação de fadiga.
Outro magnésio de extrema importância é o sulfato de magnésio, também conhecido como sal amargo. Ele é usado contra o estresse e músculos doloridos. Muito usado para desconfortos musculares, fadiga e problemas gastrointestinais.
O L-treonato é ótimo para a saúde cerebral, ajudando no tratamento e nos distúrbios como depressão, perda de memória, enxaqueca. Extremamente importante para auxiliar no aumento do foco e da concentração. É um excelente magnético para usar pela manhã.
Lembrando que na hora de suplementar, por haver tantos tipos, o ideal é, sem dúvida nenhuma, consultar um profissional de saúde e um bom nutricionista que possa lhe ajudar a verificar suas individualidades, seus objetivos, suas necessidades e as melhores fontes de absorção.
Algo muito importante é lembrar que nós devemos iniciá-lo com pequenas doses, pois um dos efeitos comuns não nocivo, mas só um efeito colateral, especialmente de ajuste de dose, é o efeito laxativo.
0 Comentários